Objetivo
Acolher as famílias e pessoas que procuram a pastoral social num atendimento humanizado, buscando auxiliá-las em suas necessidades emergenciais, provendo ações que suscitem promoção humana, numa comunhão consigo mesmo, com os outros e com Deus.
Ações
– Qualificar os atendimentos as famílias com olhar multidisciplinar da realidade, através de visitas às famílias para escuta dos problemas existentes.
– Encaminhar para órgãos competentes, conforme a situação, seja para um tratamento psicológico, solicitação de algum direito como pensão alimentícia ou aposentadoria.
– Assistir com cestas básicas e fraldas geriátricas.
– Efetivar projetos em parceria com outras instituições que favoreçam as famílias e pessoas atendidas.
– Trabalho em rede com o CRAS do território ou assistência social do município.
– Acompanhar as famílias com momento de oração e visita aos doentes.
– Promover, nas festividades de Natal e Páscoa uma lembrancinha às crianças.
– Encaminhar para algum dos sacramentos ou para a catequese, buscando o sentimento de pertencimento a uma comunidade.
– Promover encontro com os assistidos, com palestras e café, no mínimo 2 vezes por ano.
– Estruturar e elaborar um estatuto para reabertura do Projeto + Vida, buscando parcerias com Unipar e prefeitura para atividades culturais e esportivas.
– Fortalecer o grupo da pastoral social, tendo encontros mensais para conversar sobre suas ações, rezar juntos, fazer a auto avaliação de suas atividades, qualificar as ações e corrigir possíveis falhas.
– Rever com visitas as famílias que estão sendo atendidas há muito tempo.
– Reunir o grupo e subdividir, indo às casas das famílias assistidas para realizar celebração de espiritualidade voltada para o tema do Jubileu da Diocese.
Notícias Relacionadas: