No dia 05/11/2004, nascia a Pastoral da Pessoa Idosa – PPI, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann, uma mulher incansável e de muita fé.
Atualmente, a população do Brasil está em franco processo de envelhecimento, em um contexto de tantas situações ainda não resolvidas. Muitas pessoas idosas passam por grandes dificuldades no que diz respeito à saúde, à habitação ou pela falta de alguém que os cuidem, muitas vezes sofrem pelo isolamento, pelo abandono, pela solidão.
Pequenos gestos mudam a história e, por todas as regiões do país, surgem os Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, buscando fazer coisas boas: vão ao encontro, visitam, ouvem as histórias de vida de milhares de pessoas idosas que vivem essas situações de fragilidade, oferecendo a essas pessoas conforto, uma palavra amiga e cuidados preciosos.
Lembramos a recomendação expressa do Papa Francisco que “Em cada irmão e irmã em dificuldade, nós abraçamos a carne sofredora de Cristo”. O Papa Francisco tem falado, em muitas ocasiões, sobre a realidade das pessoas idosas, identificando que esta é uma porção deixada à margem da sociedade. E uma sociedade que não valoriza as pessoas idosas, que esquece sua história é uma sociedade sem raízes.
A Pastoral da Pessoa Idosa quer valorizar e promover a dignidade e os seus direitos, estando assim presente na Paróquia São Francisco de Assis a mais de dez anos. Venham conhecer e participar dessa missão tão importante para nossos líderes, fazendo a diferença na vida deles e principalmente na vida de nossos idosos.
Em junho de 2025, teremos, em Umuarama, a 4.ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA, com o tema: Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação. Será um evento que propõe debater medidas para garantir os direitos dos idosos. Estão todos convidados a participar e fazer história na defesa desta grande causa.
Em fevereiro, tivemos a visita do Coordenador Estadual da PPI, Sr. Roberto Schulka, o qual esteve reunido com o Bispo Dom Mamede, Frei Pedro Cesário Palma, a Coordenadora Diocesana Ana Keiko, além do Ademir e da Sonia Maria Lopes Ferreira, nossos Coordenadores Paroquiais.
Texto baseado no Guia do líder da Pastoral da Pessoa Idosa, disponível em https://ppi.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Guia-do-Lder-maro-2017.pdf
Sonia Lopes – Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa