Eu, frei Roque da Silva, estou com um sentimento de grande alegria, assumindo como Administrador da Paróquia São Francisco de Assis – Diocese de Umuarama Paraná.
Igreja em estado permanente de missão
Estamos concluindo o mês missionário e a Igreja nos convida a sermos missionários e missionárias. Uma “Igreja em estado permanente de missão” é uma expressão inspirada no pensamento do nosso querido Papa Francisco, em memória, e nos documentos contemporâneos da Igreja, como a Evangelii Gaudium. Essa proposta convida a Igreja toda, em suas expressões: comunidades, paróquias, movimentos e instituições. É uma motivação para todos nós, vivermos e estarmos em constante “atitude missionária”. Sem ninguém se acomodar ou fechar-se em si mesmo.
A Igreja é por natureza missionária, como aprendemos em Mc 16, 15: ide pelo mundo e anunciai o evangelho a toda criatura. A essência e a sua razão de ser é evangelizar . Mas não deve ser compreendida como uma atividade isolada ou um projeto pessoal, pontual; ela deve ser o modo de ser da Igreja. Estar em estado permanente de missão significa deixar-se mover continuamente pelo Espírito Santo, que impulsiona a ir ao encontro, à escuta e ao testemunho. Uma Igreja missionária não espera que as pessoas venham até ela, mas vai aos encontro de todos.
O Papa Francisco insistia sempre que a renovação pastoral da Igreja passa pela conversão missionária. O que significa revisar estruturas, atitudes e práticas: liturgia , catequese, administração, formação – que todos se coloquem a serviço da Evangelização. O que se propõe é estar a serviço de uma Igreja sinodal aberta, acolhedora e misericordiosa.
Uma comunidade em estado permanente de missão é aquela que vive a alegria do evangelho e comunica essa mesma alegria com entusiasmo. Forma discípulos conscientes e comprometidos. Valoriza o testemunho da caridade nos valores do Evangelho, vivendo com Fé, Esperança e Caridade.
Portanto, ser Igreja em missão permanente é viver em constante movimento de conversão e envio! Que nossa comunidade seja cada vez mais uma Igreja em saída, animada pelo Espírito Santo e comprometida com a missão de tornar presente o evangelho no coração dos que creem e no mundo todo.
Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho! (Cor 9,16)
Frei Roque da Silva, OFMCap