TEMPO PASCAL
Estamos vivendo o Tempo Pascal que se prolonga até Pentecostes. Nesse período de cinquenta dias, a Igreja nos convida a alimentar a fé no Cristo Ressuscitado, que está vivo e caminha conosco; convida-nos a renovar nosso compromisso com a comunidade, porque é na comunidade que o Ressuscitado se manifesta; convida-nos a participar com consciência e assiduidade da Santa Missa, porque em cada Missa se celebra a Páscoa do Senhor; convida-nos a realizar nossos trabalhos pastorais ou profissionais na companhia de Jesus ressuscitado, para que tudo seja realizado de acordo com o projeto d’Ele.
O que significa, ainda, celebrar e viver a Páscoa de Jesus? A Páscoa de Jesus faz brilhar sobre o mundo a nova luz do Amor. A fé em Jesus consiste em reconhecer sua presença em todos os acontecimentos da vida, mesmo àqueles não muito agradáveis aos nossos olhos. Jesus nos ensina a conviver com as dificuldades sem nos deixar abater por elas. Em Cristo Ressuscitado, somos cidadãos do infinito e nada vai nos impedir de caminhar sempre na direção daquele que é a razão de toda nossa existência: Jesus Cristo, o Crucificado-Ressuscitado
Muitas vezes caminhamos de forma semelhante aos discípulos de Emaús: lamentamos a ausência de Deus e não percebemos que Ele está tão perto de nós. Mas não basta o esforço amoroso de Deus em mostrar-se caminhante ao nosso lado, é necessária a abertura do nosso coração para que Deus possa realizar em nós o mistério da ressurreição, pois não somos destinados a viver limitados apenas ao presente de nossa história; buscamos algo mais do que esta vida, mais do que o mundo que conhecemos e experimentamos.
Celebrar a Ressurreição de Jesus é revigorar as nossas esperanças, por vezes, enfraquecidas diante das dificuldades que enfrentamos. Viver a Páscoa de Jesus é libertar-nos de todo desânimo, descrença, egoísmo, mágoa, medos e comprometer-nos com a vida nova que Jesus inaugurou, ressurgindo das trevas e fazendo brilhar sua luz radiante sobre toda escuridão.
Que o Tempo Pascal nos ajude a fazer de nossas vidas e de nossos dias, uma grande e eterna celebração da Páscoa! Anunciemos Cristo ressuscitado ao mundo, através de nossa alegria, de nossas atitudes em defesa da vida, da justiça e da solidariedade. Que Maria Santíssima continue a nos acompanhar nesta caminhada ajudando-nos a ser perseverantes no seguimento do seu Filho Jesus e a viver ressuscitados com Ele.
Frei Pedro Cesário Palma,
Pároco