Ouça agora

Rádio São Francisco

Ouça agora

Rádio São Francisco

JULHO 2025

SÃO LOURENÇO DE BRINDES

No dia 21 de julho, celebraremos São Lourenço de Brindes, um Santo Capuchinho. Ele é o Padroeiro da nossa Província Capuchinha do Paraná e Santa Catarina. Como, certamente, este Santo é pouco conhecido entre nós, decidi escrever o editorial deste mês sobre ele.
Lourenço (nome religioso) nasceu em Brindes, Itália, no dia 22 de julho de 1559, com o nome de Giulio Cesare Russo. Com a idade de apenas 7 anos, ficou órfão de pai e, poucos anos depois, morreu também a mãe. No ano de 1574, mudou-se para Veneza, Itália, onde residiu na casa do seu tio durante um ano. Depois o jovem Giulio entrou para o Convento dos Capuchinhos, em Veneza. Seguiram-se os anos de formação, de noviciado, de estudo de teologia e, em janeiro de 1582, foi ordenado presbítero.
Dotado de dons intelectuais, humanos e espirituais, Lourenço soube cultivar esses dons, não para o seu próprio benefício, mas para o serviço da Ordem, da Igreja e da humanidade. Ele aprendeu as línguas antigas, como o grego, o hebraico, o latim e o siríaco, bem como as modernas: o francês, o alemão e o italiano, sua língua materna. Foi um grande teólogo. Não obstante o tempo transcorrido nas viagens, nos encargos de governo e na intensa atividade diplomática, frei Lourenço encontrou tempo e inspiração para escrever obras de teologia. A publicação dos seus escritos foi muito significativa na decisão do papa João XXIII que, no dia 19 de março de 1959, o proclamou “Doutor da Igreja”, com o qualificativo de Doctor Apostolicus.
Frei Lourenço foi um incansável pregador em muitas cidades da Itália e em diversos países. No interior da Ordem Capuchinha, foi professor de teologia, mestre de noviços, Ministro Provincial, Conselheiro Geral e, enfim, Ministro Geral da Ordem.
Em meio a tantos trabalhos, Lourenço cultivou intensa vida espiritual, dedicando muito tempo à oração, de modo especial à celebração da Santa Missa, que frequentemente durava horas, comovido pela paixão, morte e ressurreição do Senhor. Ele dizia que “a oração era o primeiro serviço que podia prestar à Igreja e às pessoas”.
Outra característica de Lourenço é a sua ação pela paz. Tanto os papas quanto os príncipes católicos lhe confiaram importantes missões diplomáticas, para dirimir controvérsias e favorecer a concórdia entre os Estados Europeus.
Outro aspecto que chama a atenção na vida de frei Lourenço é sua humildade. Humildade esta que se manifestava tanto em seu estilo simples e pobre de viver, como no seu relacionamento com as pessoas: gostava de estar próximo das pessoas, de ouvi-las e de dar bons conselhos.
Frei Lourenço faleceu no dia 22 de julho de 1619, em Lisboa, com a idade de 60 anos. O seu corpo foi transladado e sepultado no mosteiro das Clarissas de Villafranca del Bierzo, na Espanha. Foi beatificado no ano de 1783, por Pio VI e canonizado no ano de 1881, pelo papa Leão XIII.
Que São Lourenço de Brindes nos ajude a viver com alegria e humildade a nossa vida cristã/católica e a colocarmos nossos dons a serviço das pessoas.

Frei Pedro Cesário Palma, Pároco

Foto de Comunicação

Comunicação

Matriz São Francisco

Compartilhar:

GRACAS ALCANÇADAS

Envie seu
Testemunho

Acende uma
vela virtual

Ouça agora

Rádio São Francisco