A Paróquia São Francisco de Assis está com inscrições abertas para o Coral Canarinhos de Jesus, iniciativa que promove a evangelização de crianças e adolescentes por meio da música. O projeto é destinado a participantes a partir dos 6 anos e passa a contar com novo horário de ensaios aos sábados, das 9h às 10h, na Igreja Matriz São Francisco de Assis.
Mais do que uma atividade musical, o coral tem raízes históricas na comunidade. O projeto teve início ainda na década de 1980, idealizado pelo Frei Clemente Vendramim, quando levava o nome de Pequenos Cantores de São Francisco. Em 2014, o grupo foi retomado com nova organização e passou a se chamar Canarinhos de Jesus, mantendo viva a missão de evangelizar por meio do canto.
A condução do coral também carrega essa continuidade histórica. Os regentes são formados por membros que já atuaram nos antigos Pequenos Cantores de São Francisco e no Grupo Sonho Jovem, fortalecendo o vínculo entre gerações e garantindo a identidade musical e pastoral do projeto. A regência está sob a responsabilidade de Juliane Siqueira Lavado.
A coordenação do projeto é conduzida por Edlainy Cavalcanti Hernandes, juntamente com sua equipe, que atua na organização e no acompanhamento das atividades, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças participantes.
A proposta do coral é incentivar o desenvolvimento musical e espiritual dos participantes, unindo formação vocal, aprendizado de músicas litúrgicas e vivência comunitária. Além dos ensaios semanais, o grupo também participa ativamente da vida paroquial, sendo responsável, uma vez por mês, pela animação da missa das crianças, celebrada aos domingos, às 9h30.
De acordo com a coordenação, a iniciativa busca despertar nas crianças o amor pela música e pela fé. “Cantar é uma forma de rezar e de transmitir valores. Nosso objetivo é evangelizar e incentivar a participação das crianças na comunidade”, destaca a equipe.
O Coral Canarinhos de Jesus também se apresenta em eventos comunitários, levando um repertório que une músicas religiosas e canções com mensagens educativas, sempre com foco na criatividade e nos valores cristãos.
A Igreja Matriz São Francisco de Assis está localizada na Praça Mascarenhas de Morais, ao lado da Unipar (sede). Os interessados podem procurar a coordenação do coral para mais informações e inscrições.
