Ouça agora

Rádio São Francisco

Ouça agora

Rádio São Francisco

/
/
ABRIL DE 2025

ABRIL DE 2025

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025

Desde 1964, a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade no tempo da quaresma. Portanto, há 61 anos ela propõe para a nossa conversão, na quaresma, além dos temas bíblicos (jejum, oração e caridade), um tema voltado à realidade social. Isso para nos lembrar que a nossa conversão precisa ser espiritual, pessoal e social, isto é, comprometida com Deus, conosco mesmo, com o próximo, com a sociedade e com toda a criação.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é: “Fraternidade e Ecologia Integral”. A partir deste tema, podemos nos perguntar: o que é ecologia?

Primeiramente, ecologia é uma ciência que nos leva a compreender que todos os seres do nosso planeta estão relacionados. Portanto a água, o solo, o ar, a energia do sol e todos os seres vivos estão interligados. Isso significa que qualquer ato que alguém ou alguma organização realize, seja para o bem ou para o mal, afeta toda a sociedade humana e todo o planeta.

Ecologia é também uma prática, isto é, ela nos convida a realizar ações de proteção à vida humana e ao planeta, com atitudes pessoais e comunitárias e também com os compromissos das instituições e dos governos.

Implica também na compreensão de que nós, humanos, temos um lugar próprio nesse mundo e, ao mesmo tempo, vivemos (e precisamos viver) numa relação harmônica uns com os outros e com toda a natureza. Isso exige de nós uma mudança de mentalidade: de uma mentalidade extrativista, que contempla a criação como algo a ser explorado e até danificado, para uma mentalidade de cuidado com a vida, com tudo o que Deus criou. Porque se o planeta sofre, todos nós sofremos; se o planeta morre, nós morremos junto.

Diz o Papa Francisco (Laudato Si) que a “ecologia integral” é também “ambiental”, ou seja, refere-se ao nosso relacionamento com a criação e com o ambiente onde vivemos e nos relacionamos: o ambiente da cidade, do campo, do trabalho, da família, da espiritualidade, enfim, com todas as relações humanas e sociais que compõem a nossa vida nessa Casa Comum, que é o nosso planeta.

São Francisco de Assis, que viveu há mais de 800 anos, já havia percebido o sentido profundo de fraternidade e de irmandade que existe entre os seres da natureza. Por isso ele chamava todos de irmãos e irmãs: o irmão sol, a irmã lua, a irmã terra, o irmão ar, a irmã água, o irmão passarinho…e procurava cuidar de todos os seres, desde a minúscula minhoca até o astro-rei (o sol); cuidava, em primeiro lugar, dos seres humanos, a começar pelos mais fragilizados: os leprosos, os outros doentes, os pobres, os marginalizados e outros sofredores.

São Francisco fazia isso porque via em todos os seres os sinais da bondade e da beleza de Deus; ele entendeu que maltratar o ser humano ou a criação, é maltratar o próprio Deus, porque tudo é criação d’Ele. Como a nossa paróquia é franciscana (tem como padroeiro São Francisco de Assis), esse tema da Campanha da Fraternidade toca muito fortemente o coração de todos nós e nos convoca a práticas concretas em favor da ecologia integral.

Que Deus nos dê a graça de uma profunda conversão nesta quaresma: conversão espiritual, social e ecológica. Que a partir dos pequenos atos que realizamos (depositando o lixo na lixeira, separando o lixo reciclável do orgânico, reciclando o lixo, não desperdiçando alimentos, economizando água, partilhando os bens, praticando a justiça, contemplando a beleza da criação e evitando tudo aquilo que possa agredi-la), até os atos maiores (participando de organizações social-político-religiosas que zelem pela vida, conscientizando as pessoas sobre a questão ecológica, promovendo políticas públicas em favor da vida e da ecologia), possamos viver cada vez mais de acordo com a vontade de Deus e promover uma vida mais saudável e sustentável para todos os seres humanos e para toda a criação.

Frei Pedro Cesário Palma, OFMCap, Pároco da paróquia São Francisco de Assis

Ouça agora

Rádio São Francisco