No Evangelho, segundo Lucas 1, 28, lemos que o anjo disse a Maria: “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo”. E Maria diz SIM ao projeto de amor de Deus.
Maria está constantemente presente na caminhada de fé do povo de Deus, no centro da vida da Igreja que a vê como mãe de todos. Não se pode falar da Igreja se Maria não estiver presente. Maria foi proclamada Mãe da Igreja pelo Papa Paulo VI, no Concílio Ecumênico Vaticano II, em 1964. Ela é a mãe da Igreja por ser a mãe de Cristo que é a sua cabeça e, por consequência, mãe de todo povo cristão, o seu corpo.
Maria entregou-se totalmente à vontade de Deus, guardava Sua Palavra no coração e meditava sobre ela para compreender o que acontecia em todos os momentos da vida. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade” (Lucas 1,38).
Na catequese, como em toda a vida da Igreja, Maria se faz presente. Assim, no dia 24 de maio, com o objetivo de reconhecer em Maria o exemplo de amor e o modelo de serviço que devemos seguir, honrando seu lugar em nossa vida, aconteceu a Celebração de Entrega da Ave-Maria, aos catequizandos da terceira etapa, das turmas das catequistas Amanda e Cislaine, os quais, juntamente com seus familiares, alegremente participaram do encontro.
Nossos corações se enchem de alegria em momentos de espiritualidade como este, proposto pelo livro Crescer em Comunhão, que tem por finalidade reunir os catequizandos e familiares para conhecer os ensinamentos de Jesus, praticar o que Ele quer de nós e, como Maria, nossa mãe, colocarmo-nos atentos à vontade de Deus.
Agradecemos ao Senhor e à Coordenação da Catequese da Paróquia São Francisco de Assis pela oportunidade de proporcionar a nossos catequizandos e familiares o crescimento da fé, incentivando o seguimento de Jesus e o amor filial a Maria e a Igreja. Paz e bem!
Amanda Marinho de Souza e Cislaine de Fatima Ratti – Catequistas da 3° Etapa
Fonte: Informativo Paz e Bem – Edição 164 – Julho 2025



