Ouça agora

Rádio São Francisco

Ouça agora

Rádio São Francisco

/
/
/
SINODALIDADE ECLESIAL

SINODALIDADE ECLESIAL

A Igreja Católica promoveu, no período de dois a vinte e sete de outubro do ano de 2024, a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A Sinodalidade, nos seus aspectos mais importantes, tem como foco a “Comunhão, a participação e a missão”.
Recorrendo à origem da Igreja, os bispos, como os discípulos no Cenáculo, na noite da Páscoa, deixaram-se envolver pela presença de Jesus que, ao conceder o Espírito Santo, também veio a este Sínodo para suscitar no povo fiel uma unidade que é a verdadeira “harmonia das diferenças”.
Ao iniciarem o Sínodo, os Bispos, contemplando o Cristo Ressuscitado, recordaram que “fomos batizados na sua morte” (Rm 6,3) e perceberam que “os sinais das suas feridas, transfiguradas por uma nova vida, mas gravadas para sempre na sua humanidade, continuam a sangrar no corpo de tantos irmãos e irmãs, também por causa das nossas culpas.”
Fixar o olhar no Senhor não nos afasta do sofrimento causado pelas injustiças sociais, pelos sonhos desfeitos de tantos jovens, pelas guerras que causaram e continuam causando tantas mortes e destruição de milhares de famílias que perderam tudo o que tinham construído ao longo das suas vidas.
O lamento do povo sofrido soou no meio de nós. E nós, unidos aos apelos do Papa Francisco, devemos lutar como verdadeiros missionários para reconstruir este mundo pela nossa participação nesta Igreja sinodal que luta pela paz, pela alegria e esperança de todo o povo cristão.
Igreja Sinodal é Igreja que caminha!

Diácono Augusto Gaioski

Ouça agora

Rádio São Francisco