A bênção da garganta é atribuída a São Brás, santo que foi médico, bispo e mártir. No dia 3 de fevereiro, a Igreja celebra a memória litúrgica deste grande homem, que, a partir das várias curas de males na garganta, realizadas por sua intercessão, levou a criação dessa devoção.
A bênção acontece com duas velas, as quais são abençoadas na festa da Apresentação do Senhor, cruzadas e encostadas na garganta do fiel, acompanhada da seguinte oração: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
Na igreja matriz, inúmeros fiéis receberam essa benção.
Deixaremos aqui uma das orações mais famosas de intercessão a São Brás para você realizá-la sempre que for necessário: “Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige. Conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.” Marcela H. Baggio Violada – PASCOM